Geração X e Geração Y: Conflitos ou Benefícios no Local de Trabalho?

Geração X e Geração Y: estas duas gerações quase que inevitavelmente geram conflitos entre si dentro de uma organização.

O comportamento profissional teve grande transformação a partir da década de 80, com maior ênfase na década de 90, com a disseminação da internet e a aplicação da tecnologia no mercado de trabalho.

Os profissionais da geração X são aqueles que já se encontravam no mercado de trabalho até a década de 80 e os profissionais da geração Y (geração Millennials ou geração da Internet) são aqueles que foram inseridos no mercado após este período, ou seja, meados da década de 80 e início da década de 90 para cá.

A geração Y abrange aqueles profissionais ligados em tecnologia e novas mídias, que buscam constantemente novas formas de comunicação e que desde cedo tiveram contato com “o mundo moderno”, incluindo aí telefone, internet, e-mail, TV a cabo, enfim, uma infinidade de ferramentas que se apresentavam desconhecidas para a geração X.

O encontro destas gerações no mercado de trabalho causou e ainda causa vários conflitos que demanda a adaptação de ambas as gerações, os da X por não terem tido contado com este “mundo moderno” desde cedo e em razão disso, buscam quebrar os paradigmas da avalanche de tecnologias e informações instantâneas que chegam diuturnamente e os da Y, que na busca de mudanças e na modernização do trabalho, acabam por “atropelar o processo” por falta de visão ou por não conhecer o mercado de trabalho.

Não são raras as situações em que o jovem que trabalha com o “tiozinho” questiona que este está ultrapassado, pois ainda continua utilizando o papel para agendar seus compromissos, mantém aquela máquina de escrever sob a mesa, continua com a calculadora e a bobina de papel para demonstrar suas somas ou ainda, fotocopia e tenta manter inúmeros e desnecessários documentos arquivados.

Há quem acredita que há um abismo entre as duas gerações por conta da geração Y ser mais adepta à tecnologia que a geração X. Daí é que dizem que aquela geração traz mais resultados profissionais do que esta, já que se utilizam da tecnologia para superar o conhecimento apresentado por esta.

Que aquela geração é mais adepta à tecnologia não há que negar, mas daí afirmar que há um abismo entre as duas, pode ser arriscado. O que se deve buscar é que ambas possam se completar, a mais experiente (geração X) se utilizando de todo seu know-how adquirido ao longo de sua experiência profissional e a mais jovem (geração Y) aplicando esta experiência através da tecnologia.

A tecnologia por si só não é sábia. Ela é um dos meios para buscar o objetivo da empresa. O bom resultado advém do conhecimento aplicado através da tecnologia, que depende do ser humano (com conhecimento e habilidades profissionais) para através dela, desenvolver instrumentos que possam contribuir para que a empresa atinja os resultados esperados.

Sergio Ferreira Pantaleão, 14/04/2010.

Notícias Trabalhistas 14.04.2010

PR – PISO SALARIAL ESTADUAL
Lei PR 16.470/2010 – Fixa, a partir de 1º de maio de 2010, valores do piso salarial no Estado do Paraná.

  

RS – PISO SALARIAL ESTADUAL
Lei RS 13.436/2010 – Dispõe sobre o mês de reajuste dos pisos salariais do Estado do Rio Grande do Sul para 2011 e 2012.

 

GUIA TRABALHISTA ON LINE
Acúmulo de funções – Dupla Função – Caracterização
Trabalho em Domicílio e a Relação de Emprego
Contribuição Sindical – Relação de Empregados à Entidade Sindical

 

GESTÃO DE RH
Formas de Trabalho e Configuração do Vínculo Empregatício
Novos Relógios Eletrônicos de Ponto – Equipamentos Aprovados pelo MTE
Situações em Que o Empregado Perde o Direito a Férias no Curso do Período Aquisitivo

 

JULGADOS TRABALHISTAS
Quando há imprudência do empregado no acidente de trabalho não cabe indenização
Aviso de abandono de emprego publicado em jornal gera indenização
Veja também outros julgados trabalhistas selecionados.

 

PUBLICAÇÕES
Participação nos Lucros e Resultados – PLR
Segurança e Saúde no Trabalho

 

CURSOS
Auditoria Interna em RH e Terceirizações – 13 e 14/05 – São Paulo/SP
Como Viver em Um Mercado Competitivo – Curso na Sua Empresa!
Liderando Equipes – Curso em Sua Empresa!