Convênio PIS x Empresa – Mais Uma Vez o Trabalhador é o Prejudicado

Foi publicada em 06/07/2015 a Resolução CODEFAT nº 748, estabelecendo o calendário para pagamento do Abono do PIS. Também foi publicada em 08/07/2015 a Resolução nº 2 do Conselho Diretor do Fundo PIS/PASEP, estabelecendo o calendário para pagamento dos rendimentos para o exercício 2015/2016.

Porém, nenhuma das resoluções tratou do pagamento do abono ou dos rendimentos via convênio com as empresas, a exemplo do que vinha acontecendo nos últimos anos.

Certamente essa foi uma atitude governamental com o claro intuito de “dificultar” o acesso dos trabalhadores ao saque, pois terão que comparecer pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal (para sacar PIS) ou nas agências do Banco do Brasil (para sacar PASEP).

Muitos trabalhadores se desestimulam de faltar ao trabalho para ir até as agências fazer o saque, temendo inclusive a perda de seus empregos. Sem contar aqueles que sequer tem conhecimento de seus direitos ao recebimento do Abono ou rendimentos do PIS.

Assim, resta claro que se o trabalhador não comparecer até o último dia para saque (30/06/2016), os valores relativos a abonos ou rendimentos deixam de ser pagos e consequentemente o governo “economiza”.

Uma economia feita as custas do sofrimento do trabalhador assalariado, enquanto as verbas para os políticos continuam aumentando, justamente para que aprovem os “projetos ousados” propostos pelo governo.

Além do prejuízo causado ao trabalhador, importante ressaltar que as empresas também serão afetadas, pois terão que dispensar seus empregados para que possam realizar o saque na CEF ou Banco do Brasil, consequentemente tendo sua produção afetada pela falta da mão de obra.

Uma obra sobre a redução dos riscos trabalhistas e previdenciários de sua empresa. Obra inédita no Brasil! E mais... atualização garantida por 12 meses! Clique aqui para mais informações. Prevenção de Riscos Trabalhistas

Mais informações

Pague em até 6x no cartão
Comprar     Clique para baixar uma amostra!

Um comentário sobre “Convênio PIS x Empresa – Mais Uma Vez o Trabalhador é o Prejudicado

  1. E para que serve o cartão cidadão? Não é para esse fim? E as contas que os trabalhadores tem vinculadas na CEF e BB? Não é para facilitar o vínculo para esse benefício e outros?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s