Seguro-Desemprego via Web Será Obrigatório a partir de Abril

Em notícia divulgada pelo Ministério do trabalho e Emprego, será obrigatória a partir de 01/04/2015 a utilização da ferramenta Empregador Web no requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa do trabalhador.

Veja abaixo íntegra da notícia publicada.

A partir de abril todos os empregadores, ao informar o Ministério do Trabalho e Emprego da dispensa do trabalhador para fins de recebimento do benefício Seguro-Desemprego, terão de fazê-lo via sistema. A medida é uma determinação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e torna obrigatório, a partir de 31 março de 2015, o uso da ferramenta Empregador Web no requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa do trabalhador.
O uso do aplicativo Empregador Web já ocorre via Portal Mais Emprego do MTE para preenchimento de requerimento de Seguro-Desemprego (RSD) e de Comunicação de Dispensa (CD) on line, porém ainda não é obrigatório. O uso do Empregador Web permite o preenchimento do Requerimento de Seguro-Desemprego e Comunicação de Dispensa, de forma individual ou coletiva, mediante arquivo de dados enviados ao Ministério. Os atuais formulários Requerimento de Seguro-Desemprego/Comunicação de Dispensa (guias verde e marrom) impressos em gráficas serão aceitos na rede de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego somente até o dia 31 de março, quando o envio via Empregador Web passa a ser obrigatório.
Empregador Web – O Sistema SD – Empregador Web foi criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE com a finalidade de viabilizar o envio dos requerimentos de Seguro-Desemprego pelos empregadores via internet, agilizando assim o atendimento aos trabalhadores requerentes do benefício, pois permite a transmissão de informações de trabalhadores e empregadores de forma ágil e segura.
A utilização do Sistema possibilita as empresas mais objetividade, segurança e agilidade no processo, como, por exemplo, o envio de informações em lote, utilizando arquivo gerado pelo sistema de folha de pagamento; a eliminação dos requerimentos adquiridos em papelarias, visto que o mesmo pode ser impresso em papel comum; agilidade no processo de prestação de informações; redução de gastos com aquisição de formulários pré-impressos; garantia na autenticidade da informação prestada; além de possibilitar a designação de um representante procurador, que represente o empregador nas ações relativas ao cadastro de requerimento do Seguro-Desemprego.
E-Social – O Empregador Web faz parte do projeto E-Social, uma iniciativa do Governo Federal que pretende unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, desburocratizando procedimentos, visto que uma única informação atenderá a diversos órgãos do governo, dando transparência as diferentes obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. Além disso, permitirá o cruzamento das informações dos trabalhadores com outras bases de dados governamentais, assegurando maior segurança em casos de notificações pelo não cumprimento de requisitos legais para recebimento do benefício.

6 comentários sobre “Seguro-Desemprego via Web Será Obrigatório a partir de Abril

  1. Boa tarde!

    Tenho visto muitas dúvidas e nenhuma solução para quando temos que excluir ou alterar alguma informação das filiais e gestores.

    Não há suporte técnico, tampouco respondem e mail para esclarecer.

    Gostaria de saber se alguém sabe como excluir uma filial que foi cadastrada separada a matriz e agora não consigo acessar.
    Obrigada.

    Alessandra.

  2. E QUANDO A FERRAMENTA NÃO FUNCIONA??? ESTAMOS DESDE O DIA 1º DE ABRIL TENTANDO UTILIZAR O APLICATIVO, NO ENTANTO SÓ CONSEGUIMOS VALIDAR O ARQUIVO GERADO PELO PROGRAMA DA FOLHA DE PAGAMENTO, NÃO EXISTE AINDA NA PÁGINA MENCIONADA PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO A OPÇÃO DE ENVIO DO ARQUIVO VALIDADO, NEM A POSSIBILIDADE DE PREENCHIMENTO DOS DADOS, TÃO POUCO O 0800 FUNCIONA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

    • Para embasar um documento que será enviado ao Ministério do Trabalho e Emprego, o SESCAP-PR solicita àqueles que ainda estão tendo dificuldades de acesso ao sistema Seguro Desemprego Web, que relatem os problemas, bem como apresentem sugestões de melhoria para o e-mail: ouvidoria@sescap-pr.org.br.
      As mensagens recebidas vão compor um dossiê que será entregue ao órgão, juntamente com o documento, solicitando as devidas providências. (fonte: e-mail do Sescap)

      • Concordo , pois não tem suporte – ficamos tentando fazer processo demissão, temos prazo junto a empresa, deveria passar passo a passo, e ter um suporte, com outros órgãos públicos têm.

      • Literalmente o que estão fazendo é chamar o povo de bobo. Criaram esse sistema simplesmente para bloquear o site e ninguém mais poder sacar o seguro. Brasil está pobre e falido não tem dinheiro para pagar seguro desemprego. E a culpa…… de quem será né? Tem uma máfia tão grande envolvida…. Esses culpados prestarão contas no dia do juízo final.

  3. Como esta sendo complicado conseguir acesso a nova guia do seguro desemprego, o acesso as informações são limitadas, telefone para contato não existe. a única solução foi marcar um horário no ministério do trabalho para tirar minhas duvidas. preciso perder tempo em ir até um lugar onde simplesmente poderiam tirar uma duvida ou conseguir ajuda pelo telefone. Onde esta o suporte de algo que é novo e obrigatório. onde esta a estrutura de atendimento??? e os trabalhadores que ficam sem receber o seguro desemprego pela demora na ajuda!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s