O segurado que já possui acesso ao Meu INSS irá perceber que o site está com novo visual, dispondo as informações numa única tela, facilitando a navegação.
Para acessar, se cadastrar ou se inscrever junto à Previdência Social, acesse os links abaixo:
- Fazer o login no Meu INSS (para quem já é cadastrado);
- Fazer o cadastramento da senha no Meu INSS (terá que ter a CTPS em mãos para responder algumas perguntas);
- Fazer a Inscrição junto à Previdência Social (para quem ainda não está inscrito no INSS).
O novo visual já traz o tempo de contribuição do segurado na tela, indicando a data em que as informações estão atualizadas, bem como o número de pontos (idade e tempo de contribuição) que o segurado possui até aquela data de atualização.
Além disso, nos “Serviços em Destaque”, o segurado poderá acessar diversos serviços (conforme demonstrado abaixo), dentre eles, o extrato de Imposto de Renda para os benefícios recebidos em 2019:
Embora o segurado possa solicitar o extrato mediante agendamento prévio pela internet ou pelo 135, para maior conforto e agilidade aos cidadãos, o INSS recomenda que a obtenção do extrato seja feita pela internet.
Para isso, basta clicar na opção “Extrato de Imposto de Renda” em destaque na imagem acima, selecionar o ano 2019 e clicar no benefício (ou benefícios) que aparecem na tela.
O extrato será gerado e o Segurado poderá imprimi-lo de imediato ou salvar o extrato em arquivo PDF.
Fonte: Meu INSS e Ministério da Economia – 18.02.2020 – Adaptado pelo Guia Trabalhista.
O portal mudou a aparência e perdeu a funcionalidade, há 3 dias tento acessar os agendamentos para saber se temos exigências a cumprir e a mensagem que aparece é que nenhum agendamento foi localizado. Um absurdo!! Isso sem falar no 135, após aguardar 29 minutos quando estava para ser atendido, a ligação é encerrada. Está difícil!